Alecrim em vaso: se quer que dure mais de 10 anos, siga o conselho deste jardineiro!

O alecrim   ou   Rosmarinus officinalis   é nativo da bacia do Mediterrâneo e é um arbusto aromático cultivado principalmente para fins culinários.

Também é usado em farmacologia, homeopatia e muitas outras terapias naturais.

São coisas que a maioria das pessoas conhece, mas é importante entender que o  crescimento e a longevidade do alecrim dependem da sua conservação  .

Nesta página, aliás, você poderá   descobrir como jardineiros ou especialistas em jardinagem conseguem cultivar alecrim em vasos por até 10 anos   e ainda desfrutar de seu sabor.

Para fazer isso, basta   seguir vários passos   acessíveis a todos. Com um pouco de paciência e amor, mesmo quem está dando os primeiros passos no mundo da jardinagem consegue.

Alecrim em vaso: os passos para ter uma planta perene

Obviamente, o   principal segredo para deixar o alecrim viver muitos anos num vaso   é fazê-lo viver num   ambiente muito semelhante àquele em que vive naturalmente  . Além disso, é necessário transplantar mudas   de vaso em vaso   regularmente e com os devidos cuidados. Isso tornará o sistema raiz muito mais robusto.

Outra coisa igualmente importante é   escolher o vaso certo para cultivar alecrim  . Deve-se usar uma panela espaçosa e bem drenada. O diâmetro do vaso deve ser maior de vez em quando para dar mais espaço às raízes. Os orifícios de drenagem, por outro lado, são usados ​​para evitar a estagnação da água que pode causar o apodrecimento do sistema radicular.

A planta em questão   também deve ser enraizada a cada 2 ou 3 anos   para evitar a superlotação das raízes. Desta forma, pode-se garantir o crescimento saudável da planta aromática. Além disso  , a melhor época para fazer isso   é a primavera, pois é o período em que a planta ativa seu ciclo de crescimento.

Alecrim: o que fazer depois de envasar a planta?

Em primeiro lugar, é preciso   cuidar dos fertilizantes naturais   que podem ser inseridos no solo para nutri-lo. A melhor forma de utilização é sem dúvida   o composto  , e a adição ocasional   de turfa ou perlita   pode ser útil para facilitar a drenagem e manter o solo bem úmido.

A época ideal para   fertilizar a planta   é sem dúvida o período de floração. Se você quiser ter uma planta rica, deve usar   fertilizante líquido de abril a setembro, uma vez por mês  .

Deve-se lembrar que o alecrim não precisa ser colocado em   solo úmido   para prosperar, embora tolere muito bem a maioria das condições às quais pode ser exposto. No entanto, o solo muito úmido danifica-o irreparavelmente, então você deve verificar o nível de umidade do solo e   regar a planta somente quando os 5 ou 7 centímetros superiores do solo parecerem secos  .

 Já  na   estação mais fria do ano , é necessário colocar o  vaso que contém as mudas em local protegido ou dentro de casa   para preservar as raízes das baixas temperaturas.

O solo preferido   da planta   é calcário. Neste solo, a muda viverá mais. Portanto, é necessário evitar solos mal drenados, como solos argilosos.

Com essas pequenas atenções, a planta poderá viver uma vida longa e saudável.