

Como entender se uma pessoa próxima a nós esconde um forte desejo por nós? Nem sempre é fácil de entender, mas são sinais inconfundíveis. Se você notar pelo menos um, remova-o imediatamente. A principal e universal característica inerente à maioria dos seres humanos é a insatisfação. A insatisfação está sempre ao virar da esquina e também surge quando se alcança o sucesso e tudo o que sempre se desejou. Este é o triste destino de muitas pessoas: depois de terem conseguido tudo o que queriam, esse sentimento de incompletude intransponível retorna ciclicamente.
Esta condição afeta algumas pessoas mais do que outras. As pessoas que experimentam continuamente esse sentimento são aquelas que tendem a criar comparações contínuas entre suas vidas e as dos outros. Da comparação obsessiva e errônea com os outros surge, na maioria das vezes, um sentimento de inferioridade que leva a um sentimento negativo e destrutivo: a inveja . A inveja tem muitas facetas e não é necessariamente um sentimento que surge com a maldade. Na maioria dos casos, porém, leva a consequências negativas para quem a vivencia e para quem a sofre. Vamos ver juntos como reconhecer a presença desse sentimento por nós por parte das pessoas ao nosso redor. Esta é a melhor maneira de se defender.
O perigo da inveja
Se existe uma inveja “positiva” , aquela que surge da admiração pelos sucessos dos outros, existe também uma inveja perigosa e negativa. Estamos falando de alguém que vem acompanhado de um sentimento secreto de ódio e ressentimento. Este é o sentimento mais perigoso que devemos aprender a reconhecer e do qual nos afastar imediatamente. Se vier de alguém muito próximo de nós, poderá ter repercussões muito negativas em nossas vidas.

Inveja: como reconhecê-la nos outros
A inveja é um sentimento que, de uma forma ou de outra, sempre se manifesta de diferentes maneiras. Quando alguém que é muito próximo de nós e de quem nos importamos muito tenta, dói especialmente. Esse sentimento às vezes se manifesta no invejoso por meio de uma atitude hipercrítica em relação aos outros. Procuram sempre destacar e apontar para todos os erros cometidos pelos outros, com o objetivo de humilhar, rebaixar e sentir-se superiores. Outro sinal de alerta é a tentativa contínua de confrontar abertamente os outros, sejam amigos ou colegas, com a intenção de demonstrar uma suposta superioridade sobre todos os outros.
Há, porém, um alarme muito mais difícil de encontrar, uma atitude quase insuspeita: aquela típica dos bajuladores . Às vezes, um desejo profundo se esconde atrás de um bajulador que elogia e sorri. As apreciações nunca são completamente sinceras, são bastante veladas em mentiras e fortes ressentimentos. Esta categoria também inclui todos que tentam imitá-lo, copiando muitas coisas sobre você, desde sua aparência física até as escolhas mais importantes da vida. Assim, tentam imitar todas as escolhas que invejam.
