A tomada pode causar faíscas em determinadas situações: é melhor saber como evitar este cenário.
Sem tomadas elétricas, não conseguiríamos realizar uma série de atividades dentro de casa e muitas das ferramentas que utilizamos diariamente não funcionaria. Pensemos por exemplo no frigorífico e na máquina de lavar roupa, mas também na máquina de lavar loiça e na televisão, até na placa, na batedeira, no micro-ondas, na possibilidade de recarregar o telefone e o PC etc. Basta conectar o plugue na tomada e pronto. No entanto, às vezes inconveniências desagradáveis podem ocorrer e também levar a algo mais sério. Por exemplo, ao colocar o plugue na tomada pode acontecer que pequenas faíscas sejam geradas, o que também pode criar um pouco de susto. Mas por que isso acontece?
Faíscas da tomada: todas as explicações
Para alimentar nossos dispositivos, a instalação moderna do sistema elétrico em nossas casas torna tudo muito mais fácil: tomadas próximas, mas também cabos e réguas de energia ajustáveis< a i=2> que suportam múltiplas tomadas elétricas ao mesmo tempo. Um desenvolvimento tecnológico verdadeiramente satisfatório, pelo menos até que essas faíscas aconteçam. Este cenário ocorre frequentemente quando você conecta o carregador a uma tomada elétrica. A área de contato do carregador com a tomada elétrica éextremamente sensível e requer pelo menos um mínimo de conhecimento elétrico para evitar inconvenientes como faíscas repentinas: os soquetes podem realmente apresentar resíduos e imperfeições.O conselho dado é usar lixa.
Basta esfregar os pinos com um pequeno pedaço de lixa para remover a parte suja. Em vez disso, para remover detritos de lixamento, é melhor usar uma escova de dentes. Após uma limpeza completa, não deverá haver mais faíscas quando você conectar o carregador na tomada.
No entanto, mesmo após uma limpeza cuidadosa, ainda podem ocorrer faíscas. O fenômeno em questão surge quando a superfície de contato não é suficiente na passagem da corrente elétrica . Você pode usar um voltímetro ou multímetro para descobrir se os condutores estão danificados ou desgastados ou se o sistema elétrico da sua casa não está instalado corretamente.
Cuidado também com os chinelos: quais são os perigos?
Como ninguém tem tomadas suficientes em casa para ligar todos os dispositivos ao mesmo tempo, as réguas de energia revelam-se muito úteis, práticas e funcionais. No entanto, mesmo os chinelos podem superaquecer e causar incêndio. Por exemplo, você nunca deve conectar várias tomadas juntas para alongar o cabo elétrico o máximo possível.
Na verdade, esta sobreposição de tomadas sobrecarrega o filtro de linha inicial, aumentando o risco de incêndio. Da mesma forma, não se sobrecarregue com aparelhos que convertem eletricidade em calor, como secadores e chapinhas. A posição do filtro de linha deve ser escolhida com muito cuidado, evitando locais fechados ou escondidos porque o movimento da eletricidade gera elétrons que por sua vez geram calor. É melhor mantê-los longe de tapetes e cantos onde há muitas decorações.