


A Estrela de Natal é o símbolo destas queridas festas: coloque-a aqui para que floresça melhor e mais saudável.
Comprado na maioria das vezes no Natal, tem vida útil curta, mas se alguns cuidados forem seguidos, dura muito mais. Vamos descobrir juntos o que são.
Poinsétia: uma planta apreciada o ano todo
As floristas estão cheias deles, grandes arbustos vermelhos aparecem nas estufas. As poinsétias são como andorinhas na primavera, avisando-nos que esta época extraordinária do ano chegou. As ruas ficarão mais movimentadas e as lojas cada vez mais movimentadas.

Voltar com um lindo vaso com a Estrela de Natal é bacana, ele repõe o contato com uma natureza que refresca a alma. O único problema na maioria das vezes é que mesmo quem tem o polegar verde vê como vão perdendo as folhas vermelhas e verdes uma a uma , deixando apenas o caule nu…
O facto de esta planta ser nativa do México, onde floresce selvagem nas terras altas da América Central, deve fazer-nos compreender que deve ser tratada com certa cautela, uma vez que já não se encontra no seu habitat natural.
O fato de ser prolífico no viveiro já é um sinal, portanto nada de ar seco , que também deve ser evitado nesta época do ano, com o aquecimento ligado. É melhor colocá-lo em local fresco.
Em um local onde a temperatura permanece constante em torno de 20°C, com bom grau de umidade, a Poinsettia pulcherrima ou Estrela de Natal cresce fortemente.
Onde colocar a estrela de Natal?
Esta planta, como as outras, não deve faltar sol e, justamente por ser a rainha das festas, merece um lugar de honra.
A parte mais iluminada da nossa sala, colocada em frente a uma janela, será adequada, desde que não esteja aberta a correntes de ar frio.

Além da luz e da temperatura, a irrigação é elemento fundamental para que a planície seja saudável e exuberante. O ideal seria borrifá-los periodicamente, mas com água sem cal , evitando manchar as folhas.
A cada dois ou três dias o melhor é verificar o solo para saber o grau de umidade do interior do vaso, que deve respeitar as dimensões da planta. Tenha também cuidado para que não tenha pouca terra para o seu tamanho, pois tenderá a secar rapidamente e necessitará de regas mais frequentes.

É melhor não colocar a amendoim em local de trânsito, as folhas e arbustos quebram facilmente por falta de flexibilidade.
Passado o período de pico das férias, podemos retornar a estrela a uma posição mais adequada para que dure no tempo. Um local fresco como a escada, onde não há aquecimento, mas ainda assim com muita luminosidade.
Em qualquer caso, a temperatura nunca deve descer abaixo dos 15°C . Na primavera podemos colocá-lo na varanda ou terraço.

Enquanto se espera um novo crescimento ativo, bastará regá-lo uma vez por semana, enquanto os ramos serão encurtados pela metade na primavera, quando as flores não estarão mais presentes. O cuidado adequado envolve levar a planta para fora no verão, fertilizando-a com um fertilizante para plantas com flores contendo potássio e fósforo.
Quando parte do verão tiver passado, você pode transplantar para um recipiente maior com turfa. Quando o verão acabar, em outubro, você poderá deixá-la entrar novamente no apartamento.