Mesmo se você for um jardineiro apaixonado, pode acabar com uma planta danificada e em mau estado. Às vezes é porque esquecemos essas plantas em um canto ou não demos os devidos cuidados. Acontece também que saímos de férias, por exemplo durante as férias de verão, e sob o efeito do calor extremo e também da falta de rega, as plantas acabam cansando-se e apresentando graves danos. Felizmente, como prova nosso artigo sobre como salvar plantas “mortas”, é sempre possível trazer de volta à vida uma planta verde cansada. Além disso, essas dicas geralmente funcionam tão bem para plantas de interior quanto para plantas delicadas de exterior. Amigos jardineiros, aqui estão algumas dicas de jardinagem para salvar uma planta seca e fazê-la começar de novo!
Resumo
1) Saiba como identificar uma planta verdadeiramente morta.
Créditos
: iStock
Por falta de cuidado ou rega, certas plantas podem reagir rapidamente. Após a secagem, veremos as flores secarem ou caírem, o solo ficar seco e rachado ou as folhas ficarem amarelas, marrons ou até mesmo enegrecerem completamente. E embora esses sinais de fraqueza mostrem que uma planta está indo mal e possam ser impressionantes, eles não significam que devemos desistir. Apesar desses sintomas, a planta pode renascer das cinzas! Antes de iniciar seus esforços, no entanto, você precisará realizar algumas verificações que lhe fornecerão pistas valiosas…
Arranhe o caule suavemente para desvendar os segredos das plantas.
Raspe a ponta do caule para ver o que está acontecendo sob a casca e depois vá subindo até a base. Se o interior estiver verde ou com seiva é mais que promissor! Isso significa que a planta ainda está saudável e você pode facilmente reiniciá-la. Se você vir apenas marrom ou preto, é menos provável que salve o arbusto em questão. No entanto, com algum esforço e um pouco de paciência, você ainda poderá salvar sua planta enfraquecida. Se você particularmente gosta e joga no lixo te dói, pode valer a pena. Para saber se você deve perseverar, porém, verifique o estado de suas raízes.
Raízes, outro indicador valioso!
Os caules são cortados e voltam a crescer. No entanto, se as raízes não estiverem saudáveis, é pouco provável que o resgate seja bem sucedido. Se a raspagem revelou caules marrons, agora você precisará dar uma olhada nas raízes para descobrir se a planta ainda pode sobreviver. Operar para isso em uma descarga. Se as raízes forem marrons e macias, é melhor não persistir. Se, por outro lado, forem brancas, basta remover as raízes mortas e passar para a próxima etapa.