Lavanderia é uma arte que às vezes pode ser tediosa e demorada. Além disso, ao preparar sua máquina de lavar para limpar lençóis ou roupas, você pode ficar tentado a jogar nela tudo o que tem em mãos e iniciar o programa de lavagem de maneira um pouco mecânica demais. No entanto, algumas coisas não podem ser colocadas na máquina de lavar. Se não tomar cuidado, você corre o risco de danificar seu eletrodoméstico ou danificar suas roupas. Aqui, ponto por ponto, estão os elementos que você precisa prestar atenção na hora do preenchimento.
Resumo
1) Colocar demasiada roupa: o erro que não deve cometer com a sua máquina de lavar
Sobrecarregar a máquina pode dar a impressão de estar a poupar tempo. Isso permite reduzir drasticamente a pilha de roupa suja no cesto. Porém, tome cuidado com as consequências desse mau hábito. Este erro muito comum pode, de facto, danificar irreparavelmente o seu dispositivo e, em particular, o seu tambor devido ao peso. A porta também pode não fechar corretamente, o que pode causar vazamentos. Finalmente, a lavagem pode ser menos eficaz e a roupa ficará muito enrugada. Certifique-se de que você sempre pode estender a mão por cima da pilha de roupa antes de fechar a porta.
2) Muito amaciante, ou mesmo apenas amaciante
Certamente, o amaciante dá um cheiro bom à roupa e reduz a eletricidade estática. Porém, este produto, que ainda é muito alergênico e irritante, corre o risco de entupir a máquina. Este detergente deixa depósitos nos componentes dos seus eletrodomésticos, onde as bactérias se aderem. Em última análise, esses resíduos deixam maus odores no aparelho. Portanto, é melhor reduzir as quantidades de amaciante utilizado, ou mesmo substituí-lo por vinagre branco. Este último tem efeito anti-calcário, removedor de manchas e desodorizante, tudo sem danificar o seu equipamento.
3) Roupas com bolsos cheios
carteira bolso para dinheiro
Créditos: PxAqui
Você pode se surpreender com os efeitos de um simples lenço de papel ou chiclete embrulhado em papel esquecido no fundo do bolso! E nem falemos de objetos como chaves ou moedas que podem causar avarias e danificar os componentes da máquina de lavar. As fibras incrustadas em metade da roupa e um dispositivo bom para quebrar são seus… Para evitar problemas técnicos, é simples: esvazie sistematicamente todos os bolsos.
4) Suéteres delicados, banidos da máquina de lavar
Você quer estragar seus suéteres delicados, torná-los comprimidos ou de feltro e encolher na lavagem? Neste caso, coloque-os na máquina! Esta é de facto a melhor forma de o conseguir com veludo, lã ou mesmo caxemira que se danificam rapidamente pela fricção e pelas altas temperaturas. Portanto, é melhor lavá-los à mão ou levá-los à lavanderia local para evitar desastres… Se você mesmo cuida da limpeza, pode usar nossa receita de detergente para lã e roupas delicadas. Isso respeitará as fibras de seus frágeis coletes, cachecóis e moletons.
5) Roupas com zíper aberto
Créditos
: Myriams-Fotos / Pixabay
É muito importante fechar cada zíper. Esses zíperes podem, de fato, prender-se no tambor e arranhá-lo. Também pode agarrar outras roupas e danificá-las. Por outro lado, sejam clássicos ou de pressão, os botões nunca devem ser fechados antes da lavagem. Com movimentos no tambor, correm o risco de se danificarem ou acabarem arrancados.
6) Roupas cobertas de pelos de animais: evite na máquina de lavar
Os pelos das roupas e cobertores correm o risco de grudar em outras roupas e nas paredes da máquina de lavar ou ficarem presos nos canos. Portanto, é melhor removê-los antes de colocá-los na máquina.
A coisinha extra: ainda sobram fios de cabelo? É compreensível: eles tendem a escorregar para todos os lados! Porém, antes de ligar a máquina de lavar, você pode adicionar cerca de 120 ml de vinagre no compartimento do amaciante. Assim, o seu ácido acético vai ajudar a libertar os pelos dos animais do tecido e a deixá-lo limpo após a lavagem!
7) Meia-calça ou lingerie fina: a gente esquece!