Você está curioso para saber qual das fritadeiras e fornos de ar quente consome mais na sua casa? Aqui está a resposta que você não esperava. Nem todo mundo está ciente disso. Preparar receitas apetitosas é uma tradição no nosso país. Muitas pessoas, aliás, experimentam cozinhar, oferecendo todos os dias pratos típicos da culinária italiana, mas não só. Porém, para fazer suas próprias receitas, você também precisa das ferramentas certas.

Na verdade, toda cozinha que se preze possui um forno tradicional de qualidade. No seu interior é possível cozinhar diversos alimentos, aproveitando todas as funções específicas deste aparelho. Cada alimento será então cozinhado de acordo com o tempo necessário, escolhendo também a temperatura mais adequada.

O forno pode ser utilizado para aquecer ou cozinhar não só alimentos sólidos, mas também líquidos. Sempre foi o eletrodoméstico “chave” da cozinha.

Nas últimas décadas, outros tipos de cozimento foram acrescentados, utilizando aparelhos específicos – de diversas estruturas, formatos e tamanhos. Estamos falando, por exemplo, do forno micro-ondas ou da airfryer.

Neste artigo queremos que você saiba qual eletrodoméstico mais consome na cozinha. O forno ou a fritadeira consomem mais? Aqui está a resposta que você não esperava.

Forno ou fritadeira? Este é o aparelho que vai te economizar dinheiro.
A fritadeira de ar quente é um pequeno eletrodoméstico que pode ser usado na cozinha, na tomada. Possui dimensões significativamente menores que o forno tradicional e pode ser utilizado onde você quiser. Nosso conselho, porém, é encontrar um único local para a fritadeira na cozinha, para utilizá-la de forma mais prática e sem ter que movê-la todas as vezes.

Fritadeira de ar
Embora o nome possa enganar, a fritadeira de ar não frita os alimentos, apenas os cozinha. Comparado ao forno, cozinhar será mais saudável. Não será necessário o uso de óleo, pois o cozimento ocorrerá graças à circulação de ar quente em altíssima velocidade. O ventilador interno distribuirá o calor por todos os lados, cozinhando e assando seus alimentos com sucesso.

O resultado da cozedura será muito próximo do obtido num forno tradicional. A diferença é que os alimentos cozidos na fritadeira terão menor impacto calórico. Tal como acontece com o forno, também será possível preparar alimentos descongelados dentro da fritadeira.

Para cada alimento será necessário indicar a temperatura e os tempos de cozedura corretos, tal como para o forno.

Ficou curioso para saber se a airfryer consome mais que o forno ou vice-versa? Indicamos aqui os dados precisos, com referência a vários aspectos específicos. Vamos analisar todos os detalhes sobre isso.

Qual dos dois dispositivos consome mais?
A fritadeira de ar tem um consumo médio entre 1,2 kWh e 1,6 kWh. O forno, porém, consome um pouco menos, com valores médios entre 1 kWh e 1,5 kWh. Mas que outro fator deve ser levado em consideração? Aqui está tudo o que você precisa saber para ter uma visão mais completa da situação.

Forno
Tendo isto em conta, podemos portanto dizer que a fritadeira – apesar de consumir mais no mesmo período em comparação com o forno – é mais prática na grande maioria dos alimentos preparados. Por exemplo, cozinhar batatas no forno levará aproximadamente 50 a 55 minutos, desde o pré-aquecimento do forno até o cozimento propriamente dito.

Com a airfryer, porém, os tempos serão reduzidos em mais da metade e levarão cerca de 18 a 20 minutos. Embora o consumo instantâneo seja superior, com a airfryer será assim possível poupar cerca de 50% de energia elétrica em comparação com o forno tradicional.

E você tinha conhecimento desses dados? Você possui os dois dispositivos? Se você não precisa ligar o forno, escolher uma fritadeira vai economizar muito dinheiro nas contas!