O seu sonho sempre foi poder criar uma horta o mais sustentável possível, verde e acima de tudo atenta às necessidades do meio ambiente? Pois bem, a partir de hoje isso pode não ser mais um problema ou uma tarefa impossível, mas sim uma brincadeira de criança: basta contar com os chamados fertilizantes naturais.
Quando falamos de fertilizantes naturais referimo-nos, em poucas palavras, ao que poderiam ser possíveis desperdícios ou resíduos alimentares que temos pela casa , que muitas vezes tendemos a subestimar, mas que na verdade são muito úteis. Aqui estão, então, os três melhores para nossas plantas.
Polegares verdes, os três melhores fertilizantes naturais
Em primeiro lugar dos melhores fertilizantes naturais que, com um pouco de prática e sobretudo hábito, se tornarão um verdadeiro “nunca mais” nos seus jardins e na sua vida verde, não podemos deixar de nomear as cascas de frutas da estação . Na verdade, a criação de chá composto a partir destas mesmas cascas está a difundir-se cada vez mais : não só uma forma prática e inteligente de criar uma horta eco-sustentável, mas também uma forma eficaz de evitar possíveis e, infelizmente, cada vez mais generalizados desperdícios alimentares. Especificamente, é uma solução concentrada de nutrientes naturais, muito útil tanto para regar as plantas como para promover o seu crescimento.
Basta algumas cascas de frutas da estação , como melancia, maçã, pêssego e muito mais, um balde grande, um pouco de água sem cor, um regador e um pano de algodão . É importante garantir que as cascas não contenham resíduos de sujeira, agrotóxicos ou produtos químicos, pois nesse ponto todo o seu esforço seria simplesmente em vão. Coloque-os em um balde com água sem cloro e deixe de molho por um período que varia de vinte e quatro a quarenta e oito horas: neste momento filtre com um pano de algodão e separe as cascas do líquido .
Em segundo lugar, entre os fertilizantes naturais que não pode faltar se pretende dar um salto significativo na qualidade da sua horta, encontramos também as cascas de batata: também muito úteis para alimentar as suas plantas por serem ricas em potássio, mas também no que diz respeito à fase de floração e desenvolvimento dos frutos. Para realizar este procedimento basta guardar as cascas de batata depois de descascá-las: tenha cuidado, porém, certifique-se sempre de que não foram afetadas por tratamentos com agrotóxicos. Neste ponto, prossiga espalhando as cascas em uma bandeja para secá-las, por fim coloque-as em um balde com água e deixe de molho por pelo menos vinte e quatro horas.