Esses dez alimentos duram muito mais do que o prazo de validade indica. Não os jogue fora: eles durarão anos. Aqui está o que eles são. O termo que, mais do que qualquer outro, poderia descrever perfeitamente a principal particularidade do mundo contemporâneo é o consumismo. O consumismo é a quintessência das sociedades industrializadas e consiste numa recompra contínua de serviços e bens porque a produtividade é demasiado elevada. Não apenas compramos mais do que precisamos, mas também jogamos fora itens de primeira necessidade, como alimentos, com muita facilidade . Este fenômeno é causado principalmente pelos prazos de validade indicados nos alimentos, mas nem todos sabem que essas datas às vezes são apenas aproximadas.
Alguns alimentos podem ser consumidos bem depois do prazo de validade. Não há risco à saúde, basta ficar atento a alguns detalhes importantes . Abaixo nos aprofundamos e analisamos os alimentos em questão.
Prazos de validade e alimentos: preste atenção a esses detalhes
O estudo do Observatório Internacional de Vigilância de Resíduos foi recentemente tornado público. Os resultados deste estudo não são nada animadores: estima-se que, em média, cada pessoa deita fora 529,3 gramas de alimentos por semana . Isso significa que, a cada ano, cada pessoa desperdiça trinta quilos de alimentos . Este é um problema muito grave e precisamos de aumentar a maior sensibilização possível para o problema do desperdício alimentar.
As consequências são numerosas e todas negativas. Um dos muitos é o desperdício de dinheiro que afecta o orçamento de cada família, especialmente se tivermos em conta os aumentos acentuados da alimentação. Desperdício de dinheiro e degradação ambiental : quanto mais consumimos, mais produzimos de forma insustentável. Mas o que podemos fazer, à nossa maneira, para evitar isso e economizar dinheiro?
Se as palavras “usar antes” estiverem presentes, significa que o alimento em questão certamente pode ser consumido bem após o prazo de validade. Não será prejudicial à saúde, mas poderá modificar ligeiramente algumas propriedades organolépticas , como sabor e odor menos intensos. Analisamos agora os diferentes casos em detalhe.
Os dez alimentos que realmente não têm prazo de validade
Os alimentos que nunca expiram são produtos cujo prazo de validade é apenas indicativo e não categórico . É o caso do arroz e do macarrão . O arroz e a massa, ao contrário dos lacticínios, dos ovos e dos alimentos frescos, são muito secos e é pouco provável que se formem bolores e bactérias nas embalagens. O único problema é a sua conservação que nem sempre é feita de forma correta. Na verdade, às vezes essas borboletas irritantes são criadas na massa da despensa. Este não é um fenômeno que depende do produto em si, mas sim de como ele já está armazenado no supermercado.
Até a cevada e a espelta se enquadram nesta categoria. É sabido que os cereais são alimentos duradouros: podem ser armazenados durante anos. Depende sempre de como armazenamos esses mantimentos. Devem ser armazenados em locais secos e frescos, preferencialmente em potes de vidro impenetráveis. O mesmo vale para todas as leguminosas secas!
Café, mel, vinagre e azeite seguem as mesmas regras. Enquanto o sal e o açúcar são os únicos que podem durar para sempre!