

O composto para hortas e jardins é um suporte para o florescimento do nosso verde e para desfrutar de uma colheita abundante.
Existem diferentes formulações no mercado, mas num período como este, complexo do ponto de vista económico, qualquer gasto desnecessário é difícil de suportar. Além disso, com a reciclagem podemos conter a poluição e os resíduos.
A combinação destes dois fatores leva-nos portanto a um raciocínio óbvio: podemos criar, com o DIY, o fertilizante perfeito para as nossas plantas, mas com alguns cuidados.
O composto é um fenômeno que ocorre ciclicamente na natureza: as primeiras camadas do solo contêm folhas e outros elementos orgânicos que formam a cobertura do solo. Com o tempo, esta camada se decompõe graças à intervenção de microrganismos e fungos e libera substâncias úteis no solo para nutrir e fertilizar as plantas. Temos em casa todos os restos e sobras que precisamos para recriá-lo, o que economiza dinheiro!
Veja como fazer isso!
É assim que preparo meu composto para horta e horta, os vizinhos invejam minhas plantas!
Composto para horta e horta DIY
Nós também, pessoalmente, podemos recriar este fertilizante a partir do desperdício de ingredientes da cozinha: cascas de batata, cenoura, aipo, galhos, borra de café, chá, chás de ervas, pão seco ou restos de poda eles podem ser colocado ou enterrado ao redor das raízes, mas não precisa primeiro ser transformado em fertilizante. Em vez disso, evitamos cascas de frutas cítricas, cascas de ovos e cinzas, papel impresso ou lenços.
Antes de prosseguir, pique-os ou corte-os em partes iguais: as folhas e o pão seco, por exemplo, devem ser misturados com resíduos vegetais, que são bastante húmidos para manter o equilíbrio certo entre as funções de drenagem e humidificação.
Agora colocamos tudo em uma lixeira e deixamos descansar por pelo menos 6 meses, esse é o tempo aproximado em que o composto se transforma em fertilizante. Certifique-se de que a tampa permanece fechada e coloque-a em local seco e longe da luz solar direta.
Verifique frequentemente se não se forma um líquido viscoso e, se necessário, seque-o com papel absorvente. Se cheirar mal é sinal de que o nosso blend não está bem equilibrado. Acrescentamos uma parte seca de flocos de cortiça para absorver. Garantimos que nosso composto não atraia nossos animais de estimação nem se torne um habitat natural para pragas e mosquitos, frustrando nossas intenções.
Passado o tempo que leva para transformar o composto em fertilizante, adicione-o ao solo misturando 2 partes de solo comum com 1 parte de fertilizante caseiro.
Nossas plantas e nossa horta ficarão tão exuberantes que vão deixar os vizinhos com inveja!