Algumas pessoas apresentam cãibras noturnas ou síndrome das pernas inquietas com mais frequência do que outras, um distúrbio neurológico doloroso e frustrante que piora à noite e priva as pessoas afetadas de sono. Para aliviar essa dor chata e te ajudar a dormir bem, aqui vai uma dica de sabonete eficaz.
A síndrome das pernas inquietas ou parestesia noturna dos membros inferiores, comumente conhecida como doença de “Willis-Ekbom”, é caracterizada pela necessidade de mover as pernas e às vezes os braços, para aliviar a sensação de formigamento ou queimação sentida pelo paciente.
Essa necessidade irresistível de movimento é acompanhada por distúrbios emocionais, que podem variar do desconforto à dor. Esses sintomas geralmente aparecem em repouso ou em fases de inatividade e afetam a qualidade do sono ao longo do tempo.
Causas da Síndrome das Pernas Inquietas
A síndrome das pernas inquietas é exacerbada por condições subjacentes, incluindo:
- Falta de minerais
- Diabetes
- Insuficiência renal
- gravidez
- Distúrbios do sistema nervoso
- Tomar certos medicamentos (para crises epilépticas, psicoses ou náuseas, etc.)
Para aliviar a dor dessas cólicas, temos abaixo um truque de mágica natural para você experimentar.
Dica de avó para aliviar a dor
Incrível, mas verdadeiro, o remédio salvador está contido no sabonete de Marselha. Sendo essas cólicas favorecidas pela deficiência de potássio, o potássio contido no sabonete de Marselha ajuda a eliminá-las. Coloque um pedaço de sabão entre as folhas e envolva-o cuidadosamente em uma meia de náilon. Assim que sentir cólica, pegue o sabonete. Isso libera o potássio, que absorve a área afetada e a dor desaparece magicamente. Apenas durma profunda e firmemente novamente.
Para quem prefere guardar sabonete para o banho, existe outra alternativa: um grande imã escondido nos pés da cama tem o mesmo efeito.
É assim que você evita o aparecimento de cólicas noturnas
Quem entre nós não foi acordado no meio da noite com uma dor insuportável e insuportável na panturrilha? Cólicas noturnas repentinas e extremamente dolorosas são outro fenômeno que arruína nossas noites. Duram entre 30 segundos e 10 minutos e desaparecem espontaneamente, deixando desconfortos que podem durar horas.
Mulheres grávidas, atletas e idosos são os mais afetados por essas contrações musculares repentinas, mas inofensivas, devido ao esforço físico intenso, à falta de líquidos, aos exercícios de alongamento mal executados, à falta de oligoelementos (cálcio, potássio, magnésio) e atribuídas ao excesso de toxinas. no corpo são má postura, uso de sapatos inadequados ou má circulação sanguínea.
Se ocorrer um espasmo de vez em quando, não há motivo real para preocupação. Porém, se o fenômeno se multiplicar e persistir, é urgente consultar um médico para garantir que não se trata de um quadro mais grave como doenças reumáticas ou insuficiência venosa.
Medidas para cólicas
Sente-se ou deite-se, segure os dedos dos pés e estique lentamente as pernas empurrando o pé com uma toalha. Massageie suavemente o músculo tenso ou coloque compressas quentes sobre ele.
Prevenção é melhor que a cura
Uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação, um litro e meio de água todos os dias e uma alimentação rica em frutas e vegetais para evitar a falta de oligoelementos ajudam a prevenir cãibras musculares.
Também é importante lidar com delicadeza com o excesso de trabalho físico, o consumo excessivo de chá, álcool e café, que retardam a excreção de toxinas e ressecam o corpo.
Coma mais alimentos antiespasmódicos. Pense em sucos de frutas que facilitam a excreção de toxinas no corpo, produtos apícolas ricos em sais minerais e frutas secas devido ao seu teor de cálcio e potássio. Reduza o consumo de carnes vermelhas, miudezas e embutidos ricos em nitrogênio e toxinas que o corpo dificilmente consegue excretar.
Interromper medicamentos como medicamentos para asma, medicamentos para baixar o colesterol, diuréticos e laxantes pode aliviar os sintomas dessa condição. Peça conselho ao seu médico.
Pessoas propensas a esta doença também devem tomar banhos quentes antes de dormir, fazer exercícios de alongamento para melhorar a circulação sanguínea e fazer massagens com óleo de arnica.