Nem todo mundo conhece a verdadeira origem do couro: vamos descobrir juntos de qual animal vem esse material.
Além das reflexões pessoais, do que é bom e do que não é e das escolhas éticas ou não, vamos ver o que realmente é o couro e como é produzido. O couro é um material popular para itens como sapatos, carteiras, bolsas, chaveiros e muito mais . É um material de origem animal. Após longos e precisos processos de fabricação, torna-se muito resistente e adequado para a criação de diversos objetos . Além da resistência sensacional, o couro possui excelentes propriedades respiráveis para calçados: evitam-se doenças de pele causadas pela umidade. Uma característica vencedora também para o vestuário: o couro permite a transpiração e a evaporação da transpiração.
Justamente por todas essas características, houve inúmeras tentativas de imitação . Existem muitas produções de materiais semelhantes ao couro, mas apenas visualmente. Em termos de qualidade, experiência tátil, conforto, etc., o couro é inimitável . Por isso, do ponto de vista legislativo, foi necessário definir todos os materiais que poderiam ser qualificados como couro: há necessidade obrigatória de etiqueta. A etiqueta deve dizer “couro genuíno” ou “couro genuíno” para proteger os compradores. Agora vamos descobrir juntos como ele é produzido.
Couro: uma produção mais antiga do que pensamos
Os artigos de couro não são de forma alguma uma prática recente. Não é um gadget do século XXI, nem do século XX, nem do século XIX: a sua produção tem origem na pré-história. Obviamente, nos tempos pré-históricos, a produção de couro não era tão refinada como hoje, muito pelo contrário. O homem pré-histórico entendeu que para se proteger do frio tinha que se encher de pelos como todos os animais, e decidiu roubá-los. O problema é que a pele, sendo um organismo feito de proteínas, apodrece rapidamente.
Porém, o homem primitivo fez uma descoberta: as peles expostas ao fogo duravam mais . Este é o princípio que ainda hoje é utilizado num tipo de fabrico baseado na técnica de curtimento. Mas concretamente, de que animais vem hoje o couro? Como é realmente feito? Aqui estão todas as respostas.
É assim que o couro é realmente feito: os animais envolvidos
Este valioso material é o resultado de um processo de produção bastante desagradável. Na maioria dos casos, o couro é criado com restos, carcaças, ossos, membros de muitos animais diferentes . Muitas vezes são restos de animais mortos para alimentação. É precisamente por esta razão que o tipo de couro mais comum pertence aos animais mais comuns do ponto de vista alimentar. Assim , suínos, caprinos, equinos, ovinos, bovinos e até peixes . Muito mais raro é o aproveitamento de resíduos de animais como cangurus, avestruzes e veados .
Quando se trata da produção de peles, as coisas estão mudando. Os couros e peles provêm do beneficiamento de sobras, as peles são obtidas de forma diferenciada. É obtido através de fazendas de criação de animais criadas especificamente para esse fim. Eles se reproduzem, cuidam uns dos outros e então é hora de matá-los para recuperar o pelo. Isso acontece com visons e chinchilas. Por esta razão, a luta dos ambientalistas e activistas dos direitos dos animais contra a produção de peles verdadeiras é profundamente sentida.