

Cyclamen: você já notou as bolinhas brancas no vaso? Vou explicar o que são e como removê-los
Se você quiser colorir o polegar de verde, pode começar a cuidar do ciclâmen da maneira certa.
O ciclâmen é uma planta nativa do sul da Europa e é uma planta herbácea com flores perfumadas e vivas.
Hoje, porém, o ciclâmen é cultivado em todo o mundo e usado como flor ornamental. As flores, aliás, vêm em diversas cores e tocam tons de rosa, branco, vermelho e lilás.
Pela sua beleza, o cíclame tornou-se muito apreciado na decoração de jardins domésticos e é por isso que o seu cultivo se tornou, para a maioria dos amantes da jardinagem, uma verdadeira paixão.
Esta planta, aliás, é muito simples de manter e por isso acessível a todos, mesmo a quem está a dar os primeiros passos neste mundo.
Porém, pode acontecer que você veja bolinhas entre as flores que desabrocham no vaso.
Bem, se você também os notou e não sabe o que são e se deve removê-los ou não, continue lendo esta página.
Ciclâmen: assim são as bolinhas brancas encontradas entre as flores.
Se você notou algumas bolinhas entre os ciclames, não precisa se assustar. Estas bolas são simplesmente recipientes de sementes que, uma vez abertos, darão origem a novas plantas.
Mas vamos em ordem!
Esta planta é uma planta que floresce no inverno e, em vez disso, entra em uma espécie de hibernação na primavera. Porém, nesse período, o ciclâmen consegue produzir sementes para a nova safra. As sementes ficam, portanto, contidas nestas bolas visíveis a olho nu que, no verão, amadurecem até caírem no solo e depois se abrirem.
É justamente por isso que esses crescimentos não precisam ser cortados, mas podem ser aproveitados da maneira correta.
Ciclâmen: veja como usar as bolinhas que contêm as sementes
Em primeiro lugar, para estabelecer a forma de utilização dessas sementes é necessário fazer uma distinção sobre o local onde o ciclâmen é colocado. Na verdade, se o ciclâmen estiver em um vaso grande, não será necessário retirar essas bolinhas porque elas terão o espaço necessário para se desenvolverem e crescerem.
Porém, se o vaso onde é colocado o ciclâmen for pequeno ou se você quiser criar novas plantas, pode cortar as esferas e colocá-las em outro vaso.
Cortar essas bolas não é difícil. Basta cortá-los com uma pinça e colocá-los em um copo cheio de água. Deixe o copo de lado por um dia inteiro.
No dia seguinte basta transferir as sementes para um vaso contendo turfa e regar tudo da mesma forma que regaria o ciclâmen.
Demorará cerca de 2 meses para que os primeiros rebentos apareçam. Neste ponto você pode decidir plantá-los onde quiser.
O importante a lembrar é que o procedimento que acabamos de descrever deve ser realizado em pleno verão, ou seja, quando as esferas atingirem a maturação plena.
Abaixo você encontrará um tutorial em vídeo passo a passo para tornar cada ação ainda mais fácil.