

A aliança é o próprio simbolismo da representação do casamento e da união de um casal. É, portanto, um bem precioso que deve ser preservado e mantido com cuidado. Porém, é normal que com o passar do tempo seu anel comece a manchar e perca o brilho original, pois sofre oxidação.
¿Como você limpa sua aliança de casamento, prata ou ouro, para que pareça nova? Siga nossos conselhos.

Limpe a aliança de casamento com água morna e detergente
A primeira dica é bem simples, pois basta usar água quente e detergente para limpar a aliança. Para isso, aqueça a água até quase ferver e coloque o líquido em um recipiente pequeno. Misture um pouco de detergente até formar espuma e depois molhe o anel até que a água comece a esfriar. Em seguida, pegue uma escova de cerdas macias e esfregue bem o anel. Caso a sujeira não saia completamente, repita o processo diversas vezes até ficar satisfeito com o resultado. Aliás, essa dica também vale para outros tipos de joias de prata ou ouro que foram escurecidas. Magia, certo?

Limpe a aliança de casamento com pasta de dente e bicarbonato de sódio.
O truque para limpar com bicarbonato de sódio é usar outra solução caseira. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com duas colheres de chá de tamanho igual de pasta de dente. A combinação de flúor e bicarbonato de sódio será perfeita para limpar a aliança de casamento, principalmente a de prata! Passe essa mistura pela aliança e esfregue bem (para evitar arranhões) com uma escova de dente velha até sair a sujeira. Depois lave com água corrente e pronto!
Dica: O bicarbonato de sódio também pode ser usado para polir a aliança de casamento. Para isso, dissolva 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de 250 ml e deixe o anel de molho por cerca de 20 minutos. Depois disso é só secar com um pano limpo.

Faça limpeza diária para evitar oxidação.
O suor da nossa pele também é um dos principais culpados pelo escurecimento do anel, seja ele de ouro ou de prata. Portanto, para evitar que o anel precise de mais limpezas, é útil fazer uma por dia. Neste caso não há mistério: basta retirar a joia uma vez ao dia e limpá-la com um pano seco, retirando do nosso corpo o suor que fica preso ali. Evite usar produtos de limpeza com muita frequência para que o anel não sofra possíveis arranhões.
Cuidado com produtos abrasivos
Além disso, para garantir a durabilidade da sua aliança, lembre-se de evitar produtos abrasivos, como água sanitária e acetona. Em caso de dúvida, sempre que entrar em contato com algo que não seja sabão ou detergente, remova o anel e substitua-o. Seguindo todas essas dicas, sua aliança pode durar a vida toda… casamento é outra história!