Após meses de uso, os bules podem acumular depósitos minerais provenientes da água que você aquece diariamente, daí a necessidade de uma limpeza completa. Explicamos como obtê-lo nas linhas a seguir.
Para que o seu copo de chá ou café da manhã não fique com gosto residual, seria bom limpar a chaleira para descalcificá-la, principalmente se você a usa todos os dias. A boa notícia é que você não precisará se preocupar muito em prepará-lo, basta usar os ingredientes certos. Aqui está um que permitirá remover o acúmulo de calcário dentro de sua chaleira. E em muito pouco tempo.

Caldeira estendida
A técnica para fazer sua chaleira brilhar em 5 minutos e retirar a placa menor integrada

Limpe o interior de uma chaleira elétrica com vinagre branco
A chave para a solução de incrustações que se forma no interior das chaleiras está nas propriedades desengordurantes e antienvelhecimento de alguns produtos. Recomendamos, portanto, a utilização de um ingrediente específico, que será o elemento principal da fórmula de limpeza: o ácido cítrico. Sua abrasividade e poder ancestral fazem dele um poderoso agente de descida.

Para aproveitar ao máximo este produto, comece enchendo a chaleira com uma solução de partes iguais de água e suco de limão, que contém uma grande quantidade de ácido cítrico. Ferva a solução e desligue a chaleira ou pelo menos espere que ela desligue automaticamente. Deixe a solução agir por 20 minutos e depois esvazie a solução de limpeza da chaleira.

Em seguida, desligue a chaleira e deixe-a esfriar antes de limpar o interior. Se a sua chaleira tiver filtro de água, você deverá removê-lo antes de limpá-la. Se for este o caso, limpe primeiro o filtro seguindo as instruções do fabricante. Como a maioria dos filtros são de metal, você pode mergulhá-los em uma solução de água quente e vinagre branco destilado por pelo menos 5 minutos. Usando uma escova pequena, esfregue suavemente e depois enxágue com água limpa.

Em seguida, ataque o interior da chaleira com uma esponja não abrasiva para esfregar e remover qualquer resíduo mineral restante. Concentre-se especialmente nas áreas ao redor do pico, que tendem a ser particularmente invadidas por minerais. Lembre-se também de molhar a esponja em vinagre para facilitar o processo de limpeza. Tenha em atenção que se a sua chaleira for eléctrica, não a mergulhe completamente em água, pois isso pode danificar a resistência.

Limpando a superfície externa da chaleira
Agora que você resolveu o problema principal, seria uma boa ideia limpar também a parte externa da chaleira. Usando uma esponja abrasiva embebida em água morna e algumas gotas de detergente líquido, esfregue todas as manchas e outros respingos presentes. Para manchas difíceis, polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida. Seu poder abrasivo facilitará sua eliminação. Assim que a parte externa da chaleira parecer limpa, limpe-a com um pano de microfibra. Este último, sem deixar rastros.

Além disso, se você tiver uma chaleira elétrica de aço inoxidável e quiser mantê-la impecável e brilhante, coloque algumas gotas de azeite no pano e esfregue-o na superfície da chaleira. A técnica de polimento com azeite já comprovou a sua eficácia em diversos tipos de superfícies.

Por fim, depois de coletar todos os componentes da chaleira, encha-a até a metade com água para um enxágue final. Deixe ferver, despeje a água na pia. Repita a operação quantas vezes forem necessárias, para esvaziar a chaleira dos últimos minerais que restam no seu interior.

Ao aproveitar este ingrediente natural, poderá dar nova vida à sua chaleira e eliminar definitivamente qualquer calcário que possa estar presente.