Aqui oferecemos um guia rápido e fácil para fazer seu próprio fertilizante líquido, reciclando resíduos orgânicos que de outra forma iriam para o lixo. Graças à sua composição, este fertilizante aumentará a atividade microbiana do solo e melhorará a sua capacidade de retenção de água.

Ingredientes para preparar fertilizante líquido

  • Cascas de batata: excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, potássio e principalmente fósforo, essenciais para a respiração das plantas e o desenvolvimento de suas flores.
  • Cascas de banana: fontes de potássio, ferro e magnésio. Graças ao seu teor de nutrientes, fortalecem as plantas, tornando-as mais resistentes a doenças e parasitas.
  • Cascas de ovo: fonte de cálcio, nutrem o solo, reduzem a sua acidez e protegem as nossas plantas dos parasitas.
  • Você também precisará de uma panela, peneira, regador ou recipiente para colocar o fertilizante e a água necessária.

Procedimento passo a passo

  1. Ferva as cascas dos ovos e a água em uma panela por cerca de 15 minutos.
  2. Depois de decorridos os 15 minutos, deixe a mistura esfriar durante a noite.
  3. Filtre a infusão em um recipiente ou regador para despejá-la. Nosso fertilizante líquido está finalmente pronto! Agora podemos aplicá-lo diretamente no solo das nossas plantas. O melhor horário para aplicá-lo é pela manhã ou no final do dia, evitando a luz solar direta para que o líquido não evapore e tenha tempo de ser absorvido pelas nossas plantas.

Se você tiver interesse em conhecer outros tipos de fertilizantes naturais e econômicos para suas plantas, aqui está um vídeo:

Outras dicas úteis para a saúde de nossas plantas

Se suas plantas não parecem prósperas e bem nutridas, aqui estão algumas outras dicas úteis para cuidar delas:

  • Use água da chuva para regar as plantas, pois ela não contém cloro. Se você não conseguir coletá-lo, deixe um pouco de água da torneira em um balde durante a noite para que o cloro evapore.
  • Cuidado no replantio: é importante cortar as raízes muito compridas, mas tome cuidado para não cortá-las muito curtas para não danificar a planta.
  • Limpe as folhas de suas plantas para remover poeira ou pragas que possam interferir na respiração. Use um pano de algodão seco.
  • A poda das folhas mortas também é importante para a saúde da planta.