


Além dos perfumistas disponíveis no mercado, existem inúmeras formas naturais de perfumar e proteger as roupas nos armários. O resultado é surpreendente.

Cada vez mais, além da poupança económica, pensamos também na poupança para o ambiente. Somos cada vez mais cautelosos no uso de produtos químicos e, se possível, muitos preferem evitar o seu uso, preferindo alternativas naturais.
Itens com sabores naturais
Nos últimos anos, os dispensadores de detergente para torneiras tornaram-se cada vez mais populares: ecológicos e económicos, basta pegar numa garrafa vazia e enchê-la. Muitos deles, especialmente formulados naturalmente, geralmente são livres de fragrâncias e alérgenos. Para evitar o uso de amaciante e economizar um pouco mais, você pode substituí-lo por ácido cítrico dissolvido em água. Essa solução vai amaciar muito suas roupas, mas não vai deixar nenhum cheiro.

Então, como podemos perfumar naturalmente as nossas roupas lavadas?
Existem muitas soluções para perfumar roupas, desde aromas para adicionar à roupa até aqueles para guardar nos armários.
Porém, existe uma planta aromática que, uma vez experimentada, se tornará o seu perfumista preferido . É alecrim.
Alecrim e suas propriedades
Planta aromática por excelência, se estiver presente nos arbustos é possível cheirá-la de longe. . Utilizado em nossa cultura principalmente na culinária, além de possuir um aroma único, o alecrim é conhecido por suas propriedades antissépticas. Por ser comestível, pode ser utilizado tanto como tempero quanto em preparações para facilitar a digestão, acalmar crises de asma ou tosse, sendo também um excelente agente anti-reumático. No mercado é encontrado em diversas formas além dos clássicos galhos utilizados na culinária. Na forma de óleo essencial por exemplo, para adicionar em infusões, assados ou mesmo na água do banho para um agradável banho relaxante. Excelente também para os cabelos, pois fortalece e dá brilho, além de ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimula o crescimento.
Porém, sem dúvida, o alecrim é utilizado principalmente pelo seu aroma , sendo uma das plantas aromáticas mais cultivadas em varandas e jardins domésticos.
Seu cultivo é muito simples, sendo uma planta perene e sim uma erva daninha. Se você comprar um alecrim, é provável que, nas condições certas, você desenvolva rapidamente um lindo arbusto. O alecrim gosta de sol, calor e não necessita de muita água. Portanto, não requer muita atenção.
Você certamente ficará tentado a comprar um alecrim depois de descobrir sua eficácia nas roupas e no guarda-roupa.
Alecrim como perfumista natural em armários
Além de difundir seu incomparável aroma fresco, o alecrim em armários e gavetas tem um papel defensivo muito importante. Na verdade, é um excelente aliado natural contra as irritantes mariposas.

Para usá-lo como perfumista em armários, você pode preparar saquinhos de alecrim para pendurar com um barbante ou colocar entre a roupa suja. Basta pegar saquinhos de algodão com textura não muito grossa (saquinhos de gaze como os usados para presentes de casamento também funcionam) e colocar alguns raminhos de alecrim inteiro ou picado neles. Se desejar, você pode adicionar outras ervas aromáticas a seu gosto , como a lavanda, mas só com o alecrim o efeito na roupa será mais do que garantido. Uma boa ideia também pode ser usá-lo para perfumar roupas domésticas, como lençóis e toalhas .
A duração do perfume varia muito dependendo da roupa e dos espaços, então você saberá que é hora de trocá-lo quando sentir o cheiro desaparecer .
As bolsas, além de armários e gavetas, também podem ser utilizadas em diversos cantos da casa para mantê-la sempre cheirosa.