Carregar o celular é uma das operações mais comuns, mas é preciso fazer isso da maneira certa. O smartphone faz parte do nosso dia a dia há muitos anos. No último período vimos como esta ferramenta aumentou ainda mais a sua difusão mesmo nas faixas etárias mais avançadas , graças à pandemia de Covid-19 e à necessidade de utilizar ferramentas tecnológicas para manter o contacto com amigos, familiares, parceiros e colegas de trabalho. Porém, quando você tem que adquirir um smartphone, obviamente você não escolhe qualquer smartphone, mas sempre busca um aparelho cujas características atendam às suas necessidades.
A bateria do telefone, um aspecto crucial
Por exemplo, um aspecto que os usuários sempre prestam muita atenção é a autonomia de um smartphone , ou seja, quanto tempo ele pode durar com uma única carga. Por isso, o telefone ideal é aquele com bateria grande , que permite usar o telefone o dia todo sem se preocupar em recarregá-lo. Essa característica é típica dos telefones topo de linha, ou seja, dos telefones mais importantes dos melhores fabricantes de smartphones: pense, por exemplo, na série Galaxy S da Samsung, que lançou o Galaxy S23 em fevereiro passado. Porém, olhando atentamente para o mercado, também podem ser encontrados dispositivos de gama média com baterias decididamente satisfatórias: uma excelente escolha que permite desfrutar de elevada autonomia sem gastar muito.
Além disso, muitas vezes essas baterias também podem ter carregamento rápido, o que permite que o celular seja carregado de 0 a 100% com uma determinada velocidade. Até recentemente, todos os fabricantes de smartphones incluíam o carregador na caixa do telefone, mas ultimamente a tendência está mudando para não impactar muito o meio ambiente. Caso não encontremos o carregador na embalagem do celular, teremos que comprar um no mercado . Uma operação que parece muito simples, mas que na realidade pode esconder armadilhas.
Dê uma olhada no mercado de carregadores de bateria para ver quantas soluções existem. Encontrar o caminho certo para nós não é tão fácil. Mas mesmo depois de encontrar o carregador certo, você ainda precisa conhecer as práticas recomendadas para recarregar seu telefone corretamente e não enfrentar o desgaste prematuro do produto. Na verdade, muitos usuários estão convencidos de um aspecto frequentemente criticado por especialistas do setor. Mas o que é isso exatamente?
Carregando celular, recarrega até 100%?
Os proprietários de telefones geralmente tendem a carregar seus celulares apenas quando a bateria está completamente descarregada. Além disso, a tendência também é retirar o telefone do carregamento somente quando ele atingir 100% . Este não é de forma alguma o melhor método; na verdade, ao fazê-lo, você corre o risco de reduzir a vida útil do dispositivo.
Com efeito, de acordo com o que emerge de alguns estudos, atingir o limite – inferior e superior – do estado de recarga apenas “estressa” o produto do ponto de vista térmico. É precisamente este cenário que corre o risco de causar danos permanentes à bateria. O bom conselho para os usuários é, portanto, manter sempre a cobrança entre 15% e 85%. Para preservar a bateria do seu smartphone e garantir uma longa vida útil ao aparelho.