As orquídeas são lindas flores que deixam qualquer varanda ou jardim fabuloso, desde que você cuide bem delas.

Orquídeas
As orquídeas têm um aspecto sofisticado, requintado, são consideradas flores nobres. Geralmente são dados de presente, mas também há quem, por paixão, os cultive em casa.

Orquídeas, algumas informações sobre a planta
As orquídeas podem ser colocadas em um canto sombrio da casa, para dar um toque de refinada elegância e alegria. Estas flores têm origem tropical, a planta clássica que conhecemos tem flores brancas muito grandes, geralmente escolhidas para casamentos. Eles são ideais para buquês de casamento ou como decoração floral para recepções ou igrejas.

As outras variedades também são bonitas, nomeadamente as coloridas, que apresentam tonalidades suaves, delicadas e alegres, ou as coloridas, que criam texturas particulares. São plantas que requerem atenção e cuidado, mas não em excesso. Existem muitos outros, que podem ser considerados mais difíceis e problemáticos.

Antes de comprar ou plantar é preciso identificar a posição correta da orquídea, já que a planta é indicada para locais claros, adora luz, mas não deve permanecer muito tempo sob os raios solares.

Como conseguir orquídeas exuberantes
As orquídeas são lindas, principalmente quando a planta floresce e produz muitas flores coloridas. Para alcançar esse resultado é necessário alimentá-lo corretamente, utilizando fertilizante. Há quem utilize composto, feito de casca de ovo, casca de banana, batata e quem compre o adubo indicado.

Se você quiser fazer um adubo natural em casa, sem gastar muito, pode fazê-lo sem nenhuma dificuldade. O preparo é simples e adequado até mesmo para quem não tem domínio verde.

Precisamos de ingredientes que todos temos em casa. Um dos ingredientes mais comuns são as borras de café, que costumamos jogar fora depois de fazer o café porque ficam inutilizáveis. Na verdade, são úteis para quem tem um jardim, uma varanda ou um terraço cheio de plantas.

Como preparar um fertilizante natural a partir da borra de café
A borra de café é um excelente fertilizante para as plantas, basta muito pouco para espalhar no solo ou no vaso para obter flores surpreendentes. A borra de café contém uma substância capaz de fazer as plantas crescerem. É nitrogênio. Eles também afastam caracóis, formigas e caracóis que podem danificá-los.

Para testar sua ação repelente, desenhe um círculo com borra de café ao redor das orquídeas. Você notará imediatamente como formigas, caracóis e lesmas mudarão de direção em questão de segundos. Alternativamente, você pode colocar duas xícaras de pó de café em um balde com água. Deixe em infusão por alguns dias. Após esse tempo, o fertilizante líquido estará pronto para ser usado em orquídeas e muitas outras plantas, não apenas ornamentais.

Onde as borras podem ser aproveitadas e onde não
Por fim, podem ser adicionadas aos resíduos numa composteira doméstica e utilizadas não só para alimentar e cultivar orquídeas, mas também para ervas aromáticas, como salsa, manjericão, pimenta, alho… São excelente para frutas vermelhas, framboesas, amoras, mirtilos. Depois também para outras flores como camélias, azáleas, lírios, hortênsias, magnólias. Por último, também são adequados para vegetais, como pepino, beringela, abóbora e abobrinha.

No entanto, não devem ser utilizados em plantas de tomate, rabanete, girassol e brócolis porque, segundo um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, produzem um efeito negativo. Na verdade, os fundos aumentam o pH do solo. Devem, portanto, ser rejeitados em solos que já são ácidos em si, mesmo que aí sejam plantados vegetais, plantas e flores que possam beneficiar deles.