O arroz não é apenas um excelente alimento para preparar deliciosos pratos, tanto no inverno como no verão, mas também muito mais.

Pode ser útil em casa em mil ocasiões, é um remédio contra rugas, aliás pode ser usado para preparar muitas máscaras faciais, combinadas com outros ingredientes naturais.

Ou, é excelente como conselho da vovó, eliminar os maus odores das gavetas e guarda-roupas, mantendo assim a roupa fresca, perfumada e cheirosa.

Armários cheios de umidade e soluções caras, mas inúteis
Os armários de todas as casas ficam dias a fio fechados, abertos apenas para pegar o que é preciso para sair e fechados novamente logo em seguida. Devido à falta de troca de ar, qualquer móvel fechado tende a permear seu conteúdo com um odor desagradável, que lembra vagamente o de mofo.

Até roupas novas podem cheirar mal e criar situações embaraçosas, para dizer o mínimo. Normalmente a solução que pensamos são sachês para guarda-roupas e perfumistas. Sim, é verdade que resolvem a situação, mas apenas momentaneamente, porque assim que libertam o cheiro bom e terminam o seu efeito, o cheiro volta ao lugar onde estava e voltamos à estaca zero.

O arroz como solução única contra odores de umidade e mofo
Mas não tem problema, não tem medo, você pode se despedir de uma vez por todas desse problema, o mau cheiro é eliminado e você nem precisa gastar dinheiro. A partir deste momento a roupa vai cheirar mal e não mais graças aos sachês perfumados, mas graças ao arroz. Por mais estranho que possa parecer, é exatamente assim.

O arroz também é uma verdadeira panacéia para celulares que caem na água, pois suas propriedades permitem absorver água e limitar os danos sempre que possível. Além disso, atua como desumidificador e elimina a umidade presente no ar.

Depois é só pegar umas sacolas simples de lona que fecham com um barbante, ou uma tigela para colocar no fundo do armário, onde houver espaço.

Como arrumar o arroz no armário para eliminar a umidade
Coloque no máximo 40 gramas de grãos de arroz dentro de alguns sacos de organza. A quantidade de arroz varia dependendo do tamanho do ambiente a ser desumidificado. Os sacos podem ser colocados entre cabides em vez de ambientadores ou entre roupas.

Já a tigela, para evitar que tombe por negligência, deve ser colocada em um canto abrigado. Depois de seguir os conselhos, você poderá ver os efeitos em poucos dias, mesmo alguns dias serão suficientes para que o mau cheiro desapareça completamente.

É aconselhável trocar o arroz na tigela ou dentro dos sacos no prazo máximo de 15 dias, pois depois de absorver a umidade sua ação será significativamente retardada.

Prevenção, como evitar a formação de humidade nos roupeiros
Agora sabemos que existe solução para a humidade nos roupeiros, mas isso não significa ceder aos piores hábitos. Para evitar a formação de umidade no interior dos guarda-roupas, é aconselhável secar a roupa antes de guardá-la no interior. A mesma coisa para toalhas e lençóis.

Itens sujos ou sapatos encharcados de suor nunca devem ser colocados em armários. Estes libertam maus odores que a madeira absorve facilmente e contribuem, ainda pior, para a proliferação de fungos e bolores. Além disso, é uma boa ideia deixar as portas abertas, pelo menos algumas horas por dia, para favorecer a troca de ar.