Chama-se Aphelandra , mas muitos a conhecem como planta zebra. É uma planta perene caracterizada por folhas listradas de zebra. Cultivá-lo é muito fácil, mas para fazê-lo corretamente, nossos conselhos serão úteis para você. Então vamos ver o que há para saber sobre ela.
Principais características de Afelandra
Aphelandra é uma planta que pertence à família Acanthaceae. É de origem tropical e além de ser famosa pelas suas folhas zebradas também é conhecida pela sua flor muito particular . Na verdade, é geralmente de cor amarela e lembra a forma como forma uma espiga de trigo.
Fatos interessantes sobre Afelandra
Já mencionamos a primeira curiosidade sobre esta planta: ela tem folhas listradas de zebra muito particulares e lindas de se olhar. Porém, nem todos sabem que esta planta teve importância no nosso continente nos anos 1800 , precisamente com a particularidade de ser uma planta-zebra. Seu nome também deriva da união de duas palavras gregas “aphelesche” e “andro” que significam respectivamente “simples” e homem”, palavras provavelmente relacionadas à parte interna da flor.
Informações úteis para o cultivo de Aphelandra
Posição
Esta planta precisa de uma temperatura em torno de 20 graus . Abaixo de 10 graus, na verdade, a planta não consegue sobreviver. Se decidir cultivá-la dentro de casa é bom mantê-la longe de radiadores e janelas, pois esta planta sofre com mudanças bruscas de temperatura. No que diz respeito à exposição, você precisa escolher um local onde chegue apenas luz suave.
Chão
Nem todos os solos são adequados para afelandra. Isso requer um solo muito drenante. Será necessário, portanto, um substrato composto por boa parte de areia e turfa.
Rega
O segredo para uma rega perfeita da afelandra está na frequência da irrigação. Nunca se deve deixar secar, mas sempre deixá-lo um pouco úmido, mas sem ficar encharcado. Neste último caso, existe o risco de apodrecimento das raízes, uma das principais causas de morte das plantas.
Poda
Esta planta deve ser podada no final do verão, quando a floração já terminou. As flores, na verdade, estarão secas e podem ser retiradas com as próprias mãos, sem a necessidade de ferramentas.
Fertilização
A fertilização é muito importante para a afelandra, pois acelera a formação de novas folhas e flores. Neste caso será necessário um fertilizante que contenha nitrogênio , potássio e fósforo em abundância, talvez com presença de zinco e ferro também. Se você estiver interessado, pode usar esses fertilizantes.
Multiplicação
Se quiser ter mais de uma planta de afelandra você pode escolher entre dois métodos de multiplicação. A primeira é a reprodução por estacas . Sempre recomendamos este método por ser o mais fácil e rápido de implementar. Você vai precisar de uma planta mãe para recuperar um galho de cerca de 10 cm com botões. Na base deste raminho você precisará aplicar hormônio de enraizamento e, em seguida, inserir a muda em um solo de areia e turfa. Umedeça sempre o substrato e você verá que as primeiras folhas aparecerão em poucas semanas. Alternativamente, você pode pensar em semear diretamente a semente da planta, mas o processo demorará muito mais.
Doenças e pragas
Como mencionamos acima, um dos problemas que mais aflige esta planta é a podridão das raízes . Quando as raízes apodrecem, elas levam lentamente à morte da planta e você pode perceber olhando as folhas. Na verdade, estes começarão a ficar muito amarelos, sinal de evidente excesso de água. Depois, há alguns parasitas que atacam a afelandra. Entre estes encontramos pulgões e cochonilha que, se não forem erradicados, podem matar a planta ao sugarem seu sangue vital. Contra pulgões você pode usar este remédio natural.
Benefícios
Por se tratar de uma planta quase ornamental, não há benefícios particulares associados a ela.
Conclusões
Concluindo, a aphelandra é certamente uma planta muito bonita e particular para cultivar em casa. Graças a ela poderá dar um toque de cor aos seus móveis e graças aos nossos conselhos temos a certeza que não terá problemas em cultivá-los.