Água oxigenada, todos nós temos pelo menos um pacote em casa, mas felizmente eles usaram poucas vezes e depois esqueceram em alguma porta ou gaveta.
Pouca gente sabe, porém, que o peróxido de hidrogênio não serve apenas para tratar feridas , mas tem mil utilidades, cada uma mais interessante que a outra.
Peróxido de hidrogênio, quais são suas propriedades
O peróxido de hidrogênio é um composto químico natural, também chamado de peróxido de hidrogênio; geralmente é usado para desinfetar feridas ou remover esmalte, quando a acetona não está disponível em casa. Possui uma incrível ação clareadora, higienizante e desinfetante.
Ninguém nunca disse que só poderia ser usado na pele, na verdade pode ser útil para a higiene e limpeza da roupa ou da máquina de lavar . O que se recomenda é prestar especial atenção à dosagem, uma dosagem excessiva pode de facto causar muitos danos.
Quantos tipos de peróxido de hidrogênio existem
Cada água oxigenada é diferente das outras, não são todas iguais, por isso é preciso ficar atento à concentração , que deve ser sempre baixa, e às quantidades de produto utilizadas.
O peróxido de hidrogênio disponível comercialmente está disponível em diferentes concentrações: a concentração de 10/12 volumes não é uma preocupação, geralmente pode ser usada sem precauções ou receios. No entanto, o peróxido de hidrogênio que excede 34 volumes pode tornar-se tóxico e corrosivo se usado incorretamente.
Como usar para lavar o interior da máquina de lavar e roupas
Pode ser utilizado para lavar o interior da máquina de lavar , portanto o tambor e a gaveta do detergente, principalmente se houver mofo no interior. Acontece que é um ingrediente milagroso, mas é capaz de agir apenas em manchas não invasivas , mas principalmente nas pequenas.
Para os maiores é melhor não tentar, mas entrar em contato com quem trabalha com este aparelho. Você pode limpar a junta com água oxigenada. Preparamos então uma mistura composta por bicarbonato, sal grosso , ambos nas mesmas quantidades, e água oxigenada que vai sendo adicionada aos poucos.
A mistura deve então ser passada sobre a parte afetada e depois na parte interna da junta, utilizando um pano embebido em suco de limão e água oxigenada. Depois procedemos com calma com a limpeza.
Alternativamente, pode ser usado para eliminar os maus odores da máquina de lavar . O mau cheiro é causado na maioria dos casos pela presença de resíduos de detergente ou acúmulo de sujeira.
Para limpar completamente toda a sua lavadora, desinfetá-la e deixá-la com um cheiro fresco, adicione uma xícara de água oxigenada diretamente no tambor da lavadora e, em seguida, execute o ciclo de lavagem vazio . Preste atenção à temperatura que deve estar sempre acima de 40 graus. A temperatura ideal é de 60°C, pois serve para libertar oxigénio e garantir a sua eficácia.
Finalmente, pode ser usado para branquear roupas. Utilizado na máquina de lavar para deixar as roupas brancas e brilhantes, elimina os odores de umidade que se instalam nas roupas. Em seguida, dilua uma colher de água oxigenada em no máximo meio copo de água e despeje diretamente na cesta .
Aí você coloca a roupa, coloca o detergente e o que preferir e começa a lavar. É aconselhável não exagerar nas quantidades de água oxigenada se as roupas a serem lavadas forem coloridas, pois isso também pode danificá-las.
Outros usos interessantes para limpeza doméstica
Mas isso não é tudo, porque o peróxido de hidrogênio também pode ser usado para clarear os dentes. Portanto, deve ser usado como enxaguatório bucal. Bastam algumas colheradas antes de escovar os dentes, evitando esfregá-los com a escova, pois caso contrário também poderá corroer o esmalte.
É excelente para limpar todas as superfícies laváveis da casa, como maçanetas, janelas, mesas. Ideal como desinfetante de cozinha, é particularmente indicado para lavar cuidadosamente tábuas de corte que ficam sempre manchadas, gordurosas ou sujas. O mesmo vale para facas. Os talheres ficam bonitos, limpos e brilhantes se usar vinagre com axqua Oxygenata.
O peróxido de hidrogênio e o vinagre podem eliminar completamente bactérias como a Escherichia coli e reduzir o risco de contrair salmonela . Finalmente, é útil despejá-lo na água para um escalda-pés. Na verdade, é utilizado em ginásios e piscinas para excluir a possibilidade de quem os frequenta contrair infecções fúngicas.
Quanto ao escalda-pés, pequenas quantidades adicionadas à água são suficientes para um relaxante escalda-pés à noite ou no regresso do ginásio .