

Para muitos, o protetor labial foi o primeiro item de maquiagem junto com o rímel ou o gloss. Nossos jovens lábios puderam então usar protetores labiais com sabores e aromas malucos: morango, cola, algodão doce, baunilha, menta, chocolate… E se, uma vez adultos, talvez não sintamos mais a mesma atração pela coleção de palitos de chocolate. todas as cores com cheiros muito químicos, muitas vezes continuamos a apreciar ter à mão um tubo de protetor labial para cuidar dos lábios rachados e danificados pelas agressões externas (poluição, frio, sol, etc.). E se puder tratar lábios secos sem conter ingredientes químicos controversos (alérgenos, cancerígenos, irritantes, etc.) ou ingredientes petroquímicos (óleos minerais, vaselina, etc.), é ainda melhor. O ideal ainda é fazer seu próprio protetor labial utilizando uma receita 100% natural.
A vantagem do bálsamo caseiro é que além de sua composição com ingredientes naturais para combater o ressecamento dos lábios, também permitirá limitar o desperdício. Ah, sim! chega de tubos de plástico poluentes que você precisa comprar o tempo todo. Aqui você pode reaproveitar um pote ou tubo velho esquecido no fundo da bolsa. Quanto aos ingredientes, eles são facilmente encontrados em lojas de orgânicos ou até mesmo na internet. Não custa muito e muitas vezes você pode reutilizá-los para outros cosméticos e tratamentos. Você pode então escolher a cor do bálsamo e também seu cheiro delicioso. É um presente personalizável simplesmente perfeito para dar a uma pessoa querida… ou para se presentear!
Ingredientes básicos:
receita de protetor labial natural ingredientes naturais
Créditos: iStock
5 g de manteiga
5 g de óleo vegetal
2 g de cera
2 gotas de óleo de gérmen de trigo ou vitamina E (para preservação)
Opcional: um perfume e um corante
Em detalhes…
Quanto à manteiga, você pode usar manteiga de karité pelo seu cheiro mais neutro. Caso contrário, existe manteiga de cacau ou manteiga de manga.
Em relação aos óleos vegetais, pode-se usar óleo de coco que solidifica facilmente e proporciona um cheiro agradável e exótico. Caso contrário, opte por óleo de amêndoa doce, óleo de cenoura, óleo de caroço de damasco ou azeite.
Quanto à cera, podemos usar cera de abelha. Para um protetor labial vegano, use cera de soja ou cera de candelila.
Por fim, vamos personalizar o bálsamo!
Para o perfume, use:
-5 gotas de extrato aromatizado de coco, baunilha, pêra, canela, pêssego, framboesa, etc.
-2-3 gotas de óleo essencial de rosa de Damasco ou pau-rosa ou mesmo óleo essencial de laranja doce ou melhor ainda: um fragrância natural para cosméticos!
-1/4 colher de chá de cacau em pó ou canela que vai trazer um cheiro adocicado e também uma linda cor nude ao bálsamo.
Para um tom mais rosado, use ocre rosa ou até pó de beterraba. Para vermelho, marrom ou até bege, experimente um óxido natural ou pigmento natural (tipo mica). Aqui basta uma pitada ou a ponta de uma faca!