O truque da vela é um remédio da velha avó, muito útil para polir torneiras.
Seja no banheiro ou na cozinha, cada vez que usamos água corrente, alguns respingos, algumas gotas, depositam-se no metal e o embotam. Com o tempo, os depósitos de calcário e a sua ação corrosiva correm o risco de comprometer a sua beleza.
É precisamente para evitar que as incrustações comprometam a beleza das nossas instalações sanitárias que somos obrigados a limpá-las com muita frequência, muito mais do que gostaríamos.
Mas recentemente voltou à moda a prática de usar velas para evitar a passagem constante de trapos e detergentes. Em poucos passos simples podemos garantir um aço brilhante e duradouro, quase imune ao ataque da água e do calcário.
Vamos ver juntos como proceder.
A ponta da vela para polir a torneira
Comecemos pelas origens: houve um tempo em que não existiam tecidos impermeáveis; Para evitar que roupas ou sapatos de trapos ficassem encharcados de água, nossas avós usavam cera de vela para criar uma pátina isolante. Desta forma a chuva não penetrava entre as fibras e as roupas permaneciam secas por mais tempo.
Pelo mesmo princípio, a cera de vela é portanto um excelente repelente de salpicos da torneira: faz com que a água escorregue e o calcário não se deposite nas superfícies metálicas, comprometendo a sua beleza e robustez.
Com a sua ajuda podemos evitar a limpeza frequente e a utilização daqueles produtos químicos, sempre à mão, que são tão prejudiciais à saúde do ecossistema, principalmente onde os resíduos vão parar em rios, lagos e mares, colocando em risco a sobrevivência da flora piscícola e fauna. fauna.
Apoiar-se na sabedoria ancestral, transmitida pelas avós dos nossos avós até aos dias de hoje, revela-se uma excelente forma de reduzir o cansaço e não agredir o ambiente.
Basta acender uma vela normal por pelo menos dois minutos para que a cera comece a derreter e depois passá-la na torneira. Certifique-se de que não esteja muito quente para não danificar o metal com efeitos decididamente mais contraproducentes do que o calcário. Mas temos certeza que você sabe se ajustar perfeitamente.
Neste ponto, limpe com um pano úmido para distribuir uniformemente e polir a superfície. Desta forma a pátina recém-formada, mesmo que invisível e muito fina, protegerá eficazmente as suas torneiras durante cerca de uma semana e não terá de as limpar diariamente!
É uma bela redescoberta!
PODERIA SER INTERESSANTE PARA VOCÊ