As proteínas da carne são uma parte muito importante da nossa dieta. Eles desempenham um papel fundamental em todas as funções do nosso corpo. Cada um de nós precisa de cerca de 8 gramas de proteína por dia para cada 20 quilos de peso corporal.
Embora essas proteínas estejam contidas em abundância em carnes como bovina, suína e de frango, existem algumas alternativas à base de plantas que fornecem ao nosso corpo quantidades significativas de proteínas.
Esta não é necessariamente uma escolha associada, por exemplo, a uma dieta vegetariana. O abuso de carne tem sido associado a uma série de problemas de saúde, em alguns casos até ao cancro.
Alternar a ingestão de proteínas com as de origem vegetal permite-nos melhorar todo o nosso estado de saúde, por isso se sugere preferir alimentos como leguminosas, tofu, soja e abacate.
O abacate, em particular, é particularmente rico em vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas. É um alimento muito versátil e saboroso: pode ser consumido cru ou adicionado a saladas, smoothies e molhos.
O abacate contém muita vitamina E, que protege e melhora a visão, ácido fólico para melhorar a saúde do coração e a aparência da pele e do cabelo, mas também compostos que regulam os níveis de colesterol no sangue.
Esta saborosa fruta tropical também nos ajuda a sentir-nos saciados por um longo período de tempo, fazendo-nos comer menos e promovendo a perda de peso.