Cozinhar “ sem glúten ”, depois de conhecer e memorizar as regras básicas, não representa uma grande dificuldade. E com a motivação certa é até possível ter uma alimentação ainda mais variada.

Hoje em dia existe uma grande variedade de farinhas alternativas, saudáveis ​​e sem glúten . Cada um se presta a diferentes usos e preparações, e abaixo listamos 10 deles.

Farinha de milho . Talvez esteja entre as farinhas sem glúten mais conhecidas, sendo particularmente útil no preparo de sobremesas. Contém vitaminas A, E e grupo B, mas também minerais como magnésio, fósforo, ferro e selênio.

Farinha de milho . É uma das farinhas sem glúten mais nutritivas: contém minerais como manganês, selênio, cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de vitaminas E e grupo B, além de proteínas e fibras. Seu sabor delicado e neutro o torna muito versátil e adequado para preparar pães ou almôndegas.

Farinha de grão de bico . É extraído de leguminosas e contém os mesmos nutrientes (proteínas, carboidratos, minerais, fibras e vitaminas). Pela sua consistência cremosa, pode ser utilizado no preparo de pratos específicos, quase sempre orientais, ou no famoso pão de grão de bico.

Farinha de trigo sarraceno . Particularmente rica em carboidratos e fibras, esse tipo de farinha também possui importantes propriedades antioxidantes. É uma das farinhas sem glúten mais utilizadas no preparo de crepes, pães e sobremesas.

Farinha de arroz . O arroz é um alimento nutritivo, contém 12 aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. A farinha de arroz dá energia, regula o trânsito intestinal e faz bem à pele. Com este tipo de farinha você pode preparar dezenas de preparações diferentes.

Farinha Teff . Teff é o menor cereal do mundo. Rico em fibras e minerais, tem alto poder saciante e regula o trânsito intestinal. Pode ser utilizado no preparo de pães e sobremesas.

Farinha de castanha . Antes difundido em toda a Itália, foi deixado de lado com a chegada de farinhas processadas e mais versáteis. Um delicioso pão pode ser preparado com farinha de castanha, e são inúmeras as receitas de sobremesas da tradição culinária italiana.

Farinha de amaranto . Deste pseudocereal mexicano você pode obter uma excelente farinha para preparar pães, massas, biscoitos e outros produtos de panificação. Misture com outro tipo de farinha para facilitar o crescimento.

Farinha de tremoço . Fácil de usar mas infelizmente difícil de encontrar, esta farinha tem uma bela cor amarela e é muito resistente. Pode ser usado para fazer pão.

Farinha de amêndoa . É obtido pela moagem das sementes contidas nos frutos da amendoeira, contém poucos carboidratos e é rico em vitamina E. Devido ao seu sabor doce e delicado, pode ser utilizado no preparo de sobremesas.